Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quase 41 mil raios foram registrados no Ceará somente em janeiro

Quase 41 mil raios foram registrados no Ceará somente em janeiro

Segundo a Enel Distribuição Ceará, quase 41 mil raios foram registrados no Ceará somente neste ano. No ano passado, a companhia contabilizou 275 mil descargas atmosféricas, o que significa que o total acumulado em janeiro de 2025 corresponde a 14% do registrado em 2024. A região do Cariri foi a mais atingida, seguida pelo Sertão de Crateús e o Sertão de Sobral, sendo os municípios mais afetados até agora Santa Quitéria, Crato, Granja, Aurora e Sobral.

Os dados foram obtidos por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que acompanha chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas em todo o estado. Durante o período chuvoso, é essencial adotar medidas de segurança para evitar acidentes.

Ao ar livre, deve-se evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e linhas telefônicas ou elétricas, além de permanecer longe de locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e áreas elevadas. Dentro de casa, recomenda-se não utilizar aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets ou ferro elétrico, além de evitar o uso de chuveiros ou torneiras elétricas e reparos em instalações elétricas durante tempestades.



Portal do Ceará

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *