10 de outubro de 2025 – 14:31
Ascom (RE)Conexões – Texto
Oferecido pelo Ibram, o curso faz parte da programação preparatória para o 6º Fórum Estadual de Museus, e será transmitido ao vivo pelo Youtube da Secult Ceará
Fortaleza, outubro de 2025 – Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o (RE)Conexões Ceará promove a descentralização de ações em prol do fortalecimento das políticas museais. Parte dessa programação, o curso “Como fazer uma exposição”, ministrado por Rafaela Felício e Ana Carolina Gelmini, será transmitido na quinta-feira (16/10), entre 14h e 17h, no Youtube da Secult Ceará.
Gratuito e aberto ao público, a formação pretende apresentar as principais etapas envolvidas na realização de uma exposição, desde a definição dos seus objetivos até a escolha de narrativas e suportes expositivos. A partir de recursos teóricos e metodológicos sobre concepção, planejamento e execução, o curso analisa os elementos que compõem uma exposição, compreendendo sua relação com o espaço, o conteúdo, o público e os recursos disponíveis.
O curso faz parte do (RE)Conexões, uma programação preparatória para o 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará, que traz como tema “Imaginar Museus: o futuro das memórias”. Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, diversos profissionais do campo museal se reúnem em um espaço de troca para a construção coletiva de políticas públicas para os museus cearenses.
O (RE)Conexões Ceará é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Conta com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac) e da Escola Porto Iracema das Artes, espaços que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), e do Instituto Dragão do Mar.
Sobre as ministrantes
Rafaela Alves Felício é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui especialização em Conforto Ambiental e Edificações Sustentáveis pela Universidade Gama Filho (UGF) e Eficiência Energética dos Processos Produtivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e mestrado em Conservação do Patrimônio Arquitetônico pela Universidade Politécnica de Valencia (UPV), na Espanha.
Atualmente, é coordenadora de Arquitetura e Acessibilidade em Espaços Museais e coordenadora do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram – MinC.
Ana Carolina Gelmini de Faria é museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
É professora adjunta do Curso de Bacharelado em Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/ UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMUSPA/UFRGS). Diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) (2024-atual).
SERVIÇO
Curso “Como fazer uma exposição”
com Rafaela Felício e Ana Carolina Gelmini
Data: 16 de outubro de 2025
Horário: 14h às 17h
Transmissão ao vivo no Youtube da Secult Ceará