Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Robô ligando: brasileiros recebem 10 bilhões de ligações automáticas por mês

Robô ligando: brasileiros recebem 10 bilhões de ligações automáticas por mês

Mensalmente, os brasileiros recebem pelo menos 10 bilhões de ligações feitas por robôs, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelados pelo Fantástico no último domingo (27). Essas chamadas podem ter diferentes finalidades, de ofertas de produtos e serviços a golpes.

Segundo o órgão, o Brasil registra cerca de 20 bilhões de ligações de curta duração por mês, em média, das quais metade são automáticas. E os números têm aumentado em 2025, quando foram feitas 24 bilhões de chamadas entre janeiro e fevereiro, ou 23 mil ligações a cada minuto, o que representa 12% em comparação com o mesmo período do ano passado.

ligacoes-feitas-por-robos-1.jpg
Já atendeu um robô hoje? (Imagem: Getty Images)

Também conhecidas como robocalls, elas são geradas por programas de computador, o que facilita realizar chamadas em grandes volumes em um curto período de tempo. Outra característica é a rápida duração da ligação, que normalmente não passa de seis segundos.

Para que servem as ligações feitas por robôs?

Como destacou o programa da Rede Globo, as ligações automáticas funcionam como uma espécie de “prova de vida”. Caso o proprietário do número atenda o telefone, o sistema irá marcar a linha como ativa, transformando-a em um cliente em potencial.

A partir daí, esses números são incluídos em listas de contatos que alimentam sistemas automatizados de empresas de telemarketing, oferecidas a empresas interessadas em realizar vendas. Os contratantes utilizam o mecanismo para entrar em contato com as pessoas.

Utilizando a internet em vez da rede telefônica convencional, os sistemas de robocalls podem criar números aleatórios e inexistentes. Como a ferramenta gera um novo número a cada chamada, o bloqueio de ligações acaba se tornando ineficiente.

Além disso, a tecnologia pode alterar o DDD do número de origem, fazendo parecer que a chamada acontece do próprio estado do destinatário, prática considerada ilegal. Dessa forma, o destinatário fica menos receoso em atender a ligação.

ligacoes-feitas-por-robos-2.jpg
Muita gente deixou de atender as ligações feitas por números desconhecidos. (Imagem: Getty Images)

Robocalls na aplicação de golpes

Além de oferecer serviços e produtos legítimos, as ligações automáticas também são utilizadas na aplicação de golpes. Dessa forma, é preciso ficar atento para não ser enganado.

Com a possibilidade de inserir mensagens gravadas na ligação, muitas vezes geradas por inteligência artificial, golpistas fazem uso da tecnologia para simular chamadas autênticas. Eles podem se passar por bancos, administradoras de cartões, operadoras e diversas outras empresas.

Disparando muitas ligações automáticas por dia, os criminosos induzem as vítimas a fornecer dados pessoais e financeiros que poderão ser usados de diferentes maneiras, resultando em prejuízos para quem cair nesses golpes.

Combatendo as ligações feitas por robôs

A Anatel afirma que conseguiu reduzir em 222 bilhões a quantidade de chamadas automáticas entre junho de 2022 e março de 2025 por meio de uma série de medidas. Novas ações para combater as ligações abusivas estão previstas, como o lançamento da origem verificada.

Com este recurso, as ligações passarão a exibir, na tela do celular, a logomarca da empresa que está ligando e o motivo do contato, reduzindo as chances de golpe, conforme a agência reguladora. Assim, o usuário poderá decidir se atende ou não.

De maneira geral, o excesso de ligações de robôs tem feito os brasileiros deixarem de atender o telefone. Porém, essa ação pode ser problemática em situações específicas, como no caso de quem está à espera de uma resposta para vaga de emprego, por exemplo.

E você, deixou de atender ligações feitas por números desconhecidos? Já teve algum problema com isso? Vá às redes sociais do TecMundo e nos conte o seu caso.



Ceará Agora e Diário do Nordeste

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *