O Governo do Ceará entregou, nesta segunda, dia 11, 25 ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A cerimônia ocorreu no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, com a presença da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. O investimento de R$ 7,4 milhões foi viabilizado pela primeira edição do PAC Seleções, do Governo Federal, e atenderá 22 municípios com Unidades de Suporte Básico (USB) e Jaguaribe com uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
Desde o início da gestão do governador Elmano de Freitas, em parceria com o Ministério da Saúde, já foram entregues 96 veículos para renovação da frota em todo o estado. A previsão é que outras 28 ambulâncias sejam entregues até setembro. Segundo a Secretaria da Saúde, a escolha dos municípios considera o tempo de uso das unidades móveis.
As novas USBs beneficiarão Aracati, Aracoiaba, Araripe, Cariré, Catarina, Caucaia (três unidades), Coreaú, Guaiúba, Irauçuba, Itaitinga, Itarema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Milagres, Miraíma, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, Santa Quitéria, Tamboril, Tianguá e Trairi, além da USA de Jaguaribe. O Samu Ceará possui atualmente 166 ambulâncias, com três Centrais de Regulação localizadas em Sobral, Eusébio e Juazeiro do Norte.
Em julho deste ano, o Ministério da Saúde anunciou recursos para a segunda edição do PAC Seleções, que prevê a entrega de outras 58 ambulâncias até o final de 2026. O objetivo é ampliar e qualificar o atendimento pré-hospitalar de urgência no estado.
O Samu Ceará funciona 24 horas por dia, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas, e pode ser acionado pelo telefone 192. Desde 2023, o serviço já realizou mais de 268 mil atendimentos