Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sobrado Dr. José Lourenço e Casa do Barão de Camocim realizam o encerramento da exposição Um Fio Puxa Outro – Vem Fortalezar! com Ser Criança no Sobradinho e feira Fuá Black

Sobrado Dr. José Lourenço e Casa do Barão de Camocim realizam o encerramento da exposição Um Fio Puxa Outro - Vem Fortalezar! com Ser Criança no Sobradinho e feira Fuá Black







2 de dezembro de 2025 – 12:20
#Sobrado Dr José Lourenço


Ascom Sobrado Dr. José Lourenço – Texto


A visitação é totalmente gratuita e livre para todas as idades

Vem Fortalezar (Foto: Hygor Linhares)

No próximo sábado (6), chega ao fim a exposição Um Fio Puxa Outro – Vem Fortalezar! com visitação, atividade infantil e Fuá Black, na Casa do Barão de Camocim. A ação é promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante — em parceria com a Casa do Barão de Camocim, equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

A programação começa com a última edição do ano do “Ser Criança no Sobradinho”, das 14h às 16h, desenvolvida pelos núcleos de Ação Educativa do Sobrado e da Casa do Barão. A ação promove um espaço lúdico de experimentações artísticas. Nesta edição, as crianças vão soltar a criatividade na produção de chaveiros artesanais feitos com colagem de recortes de tecido e na criação de carimbos usando barbante e papelão.

Em seguida, será realizada a edição especial “Fuá Black” que reunirá feira, DJ e outras atividades no encerramento da exposição. O evento cultural foi criado há dez anos na Praia de Iracema, pela estilista e artista cearense Silvania de Deus, para celebrar a arte, a cultura e a moda. O nome “fuá”, termo popular para festas e celebrações, foi escolhido pela artista e, desta vez, o evento será transportado para a Casa do Barão, no Centro de Fortaleza.

Um Fio Puxa Outro – Vem Fortalezar! terá horário especial no sábado, das 10h às 20h, com acesso até 30 minutos antes do fechamento. Conta com a curadoria de Dodora Guimarães Esmeraldo e reúne os artistas cearenses Alexandre Heberte e Silvania de Deus na construção de uma poética com linha e agulha.

Confira a programação completa

Ser Criança no Sobradinho
Com Núcleo de Ação Educativa
Dia: 06 de dezembro de 2025 (sábado)
Horário: das 14h às 16h

Fuá Black
Com apresentações artísticas
Dia: 06 de dezembro de 2025
Horário: a partir das 17h

CONHEÇA A CURADORA

Dodora Guimarães é especialista em Teoria da Comunicação e Imagem (1993), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1977). Fundou em 1983 a Arte Galeria, considerada um divisor de águas por ter sido a primeira galeria de arte contemporânea de Fortaleza, realizando exposições de proeminentes artistas da vanguarda brasileira. Dirigiu o Centro de Artes Visuais Raimundo Cela (de 1994 a 2006) e foi curadora do Sobrado Dr. José Lourenço (de 2007 a 2015), órgãos da Secult Ceará. É diretora presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, fundado em 2013.

CONHEÇA OS ARTISTAS

Alexandre Heberte é de Juazeiro do Norte, no Ceará. Mestre em Artes pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (2023) e graduado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (2018). É artista, professor e tecelão-performer. Desenvolve projeto de pesquisa independente, com ações performativas em espaços protegidos e públicos.

Silvania de Deus é de Fortaleza, no Ceará. Formada em Design pelo Centro de Design do Ceará do Instituto Dragão do Mar (1999). Designer de moda, artista têxtil e articuladora social, tem destacada atuação na Praia de Iracema desde 1990, tanto como propositora de sua marca autoral, “Sil”, como articuladora social à frente do hub cultural “Iracemar”, que promove ações que conectam arte, design e território.

SOBRE O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará que está em restauro para sua conservação preventiva. A ação faz parte do programa “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Encerramento da exposição Um Fio Puxa Outro – Vem Fortalezar!
Dia: 06 de dezembro de 2025 (sábado)
Horário de Funcionamento: 13h às 20h
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632, Centro – Fortaleza/CE)
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org
Classificação indicativa: Livre
Atividade gratuita






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *