Neste domingo, dia 16, o Vaticano divulgou a primeira imagem do Papa Francisco, de 88 anos, desde sua internação para tratamento médico há cerca de um mês. Na fotografia, o pontífice aparece de costas, sentado em uma cadeira de rodas diante de um altar na capela do Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, enquanto participa de uma missa.
De acordo com o comunicado oficial, Francisco celebrou a Eucaristia ao lado de outros padres, embora a imagem não revele a presença de mais ninguém. O Papa foi hospitalizado em 14 de fevereiro devido a uma grave bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla.
Esta também é a primeira vez que o Vaticano menciona a participação do pontífice em uma missa desde sua internação.Mesmo sob cuidados médicos, Francisco enviou uma mensagem aos fiéis, expressando gratidão pelas orações e pedindo que continuem intercedendo pelas nações em conflito. Além disso, ele destacou uma carta publicada no sábado, na qual orienta as Igrejas locais sobre a implementação das diretrizes do Sínodo sobre a sinodalidade.
Assim como nos domingos anteriores, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou uma mensagem do Papa para o Angelus dominical. Inspirado no Evangelho do segundo domingo da Quaresma, Francisco refletiu sobre sua condição de enfermo e compartilhou palavras de fé e esperança com os fiéis.
Confira a mensagem do Papa na íntegra:
“Compartilho com vocês esses pensamentos, pois estou passando por um período de provação e me uno a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança. Quanta luz brilha, nesse sentido, nos hospitais e locais de cura! Quanto cuidado amoroso ilumina os quartos, os corredores, as clínicas, os locais onde se realizam os serviços mais humildes! É por isso que gostaria de convidá-los, hoje, a se unirem a mim para louvar o Senhor, que nunca nos abandona e que, nos momentos de dor, coloca ao nosso lado pessoas que refletem um raio do seu amor”.