Luxo, sofisticação e um controle de suspensão onde o condutor parece flutuar sobre o asfalto. Assim podemos resumir um pouco de como é o dia a dia a bordo de um Volvo XC90.
A reportagem da CNN passou sete dias com o modelo, na configuração Ultra (mais completa), para entender quais são seus maiores pontos fortes e fracos. Com sete lugares, ele é o híbrido mais caro da marca vendido do Brasil.
Em termos de conforto, o Volvo XC90 é inquestionável. A versão Ultra tem até mesmo suspensão a ar ativa. Na prática, o sistema reduz a altura em velocidades mais altas, para reduzir a resistência e aumentar a estabilidade.
Já em modo off-road aumenta a distância ao solo para facilitar a condução em estradas irregulares.
Por fora, a linha 2026 ganhou uma atualização sutil, mas suficiente para manter o modelo em linha sem precisar de uma alteração mais profunda.
A grade frontal, assim como o para-choque e faróis ganham um novo formato. Agora, o SUV grandalhão fica com design mais próximo do 100% elétrico EX90.
Na prática
Rodamos com o híbrido plug-in desde o circuito urbano até a rodovia. Na cidade, o modelo basicamente não liga o motor e a bateria de 18,8 kWh dá conta de sustentar o dia a dia.
O SUV tem 462 cv de potência combinada, 72,2 kgfm de torque e um 0-100 km/h de 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada aos 180 km/h.
A transmissão é automática Geartronic de oito marchas, com manopla de câmbio exclusiva e fabricada à mão pelos artesãos de vidro suecos da Orrefors, utilizando cristais genuínos.

Na rodovia, o conjunto é mais que suficiente para fazer ultrapassagens e retomadas. Não sentimos falta de fôlego em momento algum, mesmo o carro carregado com seis ocupantes e diversas malas.
Por falar em malas, em alguns carros de sete lugares esse é um problema. Mesmo com sete ocupantes, o XC90 híbrido ainda reserva um bom espaço no bagageiro, com 316 litros.
O Adaptive Cruise Control (Controle de cruzeiro adaptativo) funciona com maestria e sem falhas no modelo. O recurso adapta a velocidade para ajudá-lo a manter uma distância adequada em relação a veículos mais lentos.
O sistema é bem redondo e evita retomadas bruscas e tem frenagens suaves, quando é possível.
Ter o modelo para andar no dia a dia não é nada barato. Para colocar o Volvo XC90 Ultra na garagem é preciso desembolsar nada menos que R$ 729.950. Para quem tem o dinheiro vale a aposta, pois é um produto muito acertado.
Dimensões
- Comprimento: 4.953 mm
- Largura: 2.008 mm
- Entre-eixos: 2.984 mm
- Raio de giro: 12 m
Curiosidades do Volvo XC90 Ultra 2025: veja os pontos fortes e fracos
Recarga do sistema
Em nossos testes, em uma viagem de quase 200 quilômetros de estrada, o Volvo XC90 Ultra apresentou média de consumo de 11,4 km/l. Detalhe: saímos sem bateria.
Ao longo da viagem, contudo, o carro vai regenerando para o sistema e depois ele usa a carga para aliviar o motor a combustão. Com a carga completa, o consumo do modelo teria sido bem acima. Ainda assim, é um número bem positivo, considerando toda potência, peso e nível do carro.

Assento de elevação
O assento de segurança, como a Volvo chama, pode ser dobrado convenientemente e fornecem mais segurança e conforto para crianças a partir dos quatro anos.
Quando não está em uso, o assento de segurança infantil fica convenientemente armazenado no assento central da segunda fileira.

Som Bowers & Wilkins
O sistema de som do XC90 dá a impressão de imersão em um show. Com assinatura da Bowers & Wilkins, os 19 alto-falantes espalhados pelo carro entregam. 1.410 W de potência.
Para permitir a reprodução de sons graves potentes e sem distorções, o subwoofer ventilado usa uma tecnologia inovadora que desloca enormes quantidades de ar sem prejudicar o espaço de carga.

Para-sol nas portas traseiras
O item torna a viagem mais confortável, principalmente para quem precisar rodar com crianças. Os para-sóis reduzem o calor e os reflexos no assento traseiro. A cortina é perfurada para proporcionar uma boa visão quando forem puxadas para cima e retraem para dentro das portas traseiras quando não forem necessárias.

Não tem recarga rápida
Carregar o carro pode ser um problema quando você tem pressa. Ao contrário dos carros elétricos que contam com recarga rápida, o Volvo XC90 tem apenas a tomada comum AC. Desta forma, para carregar a bateria por completa de 0-100%, é preciso aguardar três horas com o carro na tomada.

Precisa de cabo parear celular
Com o preço que custa, a Volvo merecia um sistema de pareamento sem fio com smartphone. Para o espelhamento de tela, é necessário conectar o cabo USB-C.
A alternativa é baixar aplicativos nativos pela loja de aplicativos e logar nas contas como Spotify, Waze, entre outros aplicativos.

Assento do meio é desconfortável
Esse item consegue flutuar entre um ponto positivo e negativo. Da mesma forma que ajuda na segurança para crianças no assento do meio, ele é desconfortável.
Passageiros que vão na posição, acabam sentido incomodo após algum tempo sentado sobre o assento de elevação. Apesar de ficar convenientemente armazenado, é o local de menor conforto no XC90.

Carregamento sem ventilação
Apesar de ser um carro com alto valor agregado, o XC90 Ultra não tem a ventilação para carregamento de smartphone. Há diversos modelos, com valor mais abaixo e que já entregam essa comodidade indispensável.
