29 de julho de 2025 – 09:23
#Férias #Pinacoteca do Ceará #Programação #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
O museu encerra a programação de férias com atividades para diversos públicos
Visita Existências (Foto: Marilia Camelo)
Nesta última semana de férias, a Pinacoteca do Ceará oferece inúmeras atividades. Entre os destaques, estão oficina de tecelagem, Conversa de Ateliê sobre a artista cearense Heloysa Juaçaba e visita temática. O museu, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, também realiza mais uma edição do programa Yoga ao Pôr do Sol e do Ateliê Criança Cria.
A programação inicia na quarta-feira (30), às 12h30, com o Pouso de Férias que, nesta semana, oferta uma oficina de tecelagem manual no Hall da Pinacoteca, com Talita Késsia. Acessível em Libras, conta com 15 vagas. Às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao pôr do sol” com Gleici Barbosa conduzindo a prática Hatha Yoga. São 20 vagas, inscrições na recepção uma hora antes e disponibilização de material necessário para a prática.
Na quinta-feira (31), às 17h, a Conversa de Ateliê “Heloysa Juaçaba – Entre fios e tramas da pesquisa” traz a pesquisadora, artista visual e professora Núbia Agustinha para um diálogo sobre a artista cearense que está em cartaz na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. O encontro abordará como Heloysa teceu arte, cultura e vida, construindo um legado que atravessa gerações e marcou a cena artística cearense. Núbia atuou junto à curadoria da mostra, auxiliando na localização de obras de diversos artistas, em especial a partir do arquivo documental de Heloysa. Com classificação indicativa livre, a atividade conta com 30 vagas. Inscrição disponível na recepção uma hora antes.
Na sexta-feira (1), às 15h, acontece a visita medida geral pelas exposições de cartaz. Conduzida pelos arte-educadores da Pinacoteca, a atividade é acessível em Libras e oferece 20 vagas. Inscrições na recepção uma hora antes.
O sábado (2) traz a visita temática “Artesianas de Si”, das 16h às 17h, com Janaína Bento. A partir de um percurso entre as obras de artistas como Renata Felinto, Mestra Tarina, Trojany, Telma Saraiva, Rosana Paulino, Denis Moreira e Antonio Bandeira, o público dialoga sobre as referências do cotidiano e a relação das experiências dos artistas com o mundo e a criação em arte. A visita é acessível em Libras, com 20 vagas e as inscrições iniciam uma hora antes na recepção.
O domingo (3) é dedicado à criançada. O Ateliê Criança Cria “Nossa vizinhança, nossa paisagem: Uma aventura em Pintura” acontece em duas sessões, às 10h e às 15h. Crianças a partir de 4 anos, acompanhadas por um responsável, vão explorar a pintura se inspirando no entorno e nas paisagens de seus bairros. São 15 vagas por sessão, as inscrições são por ordem de chegada.
EM CARTAZ
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições em cartaz: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Programação Férias na Pinacoteca do Ceará
30/07/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso de Férias “Tecelagem manual”
Com Talita Késsia
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 15 vagas. Inscrição por ordem de chegada
30/07/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol
Com Gleici Barbosa (Hatha Yoga)
Local: Pátio
Classificação Indicativa: classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
31/07/2025 | Quinta-feira | 17h às 18h
Conversa de Ateliê “Heloysa Juaçaba – Entre fios e tramas da pesquisa”
Com Núbia Agustinha
Local: Exposição Existências Paralelas – Pavilhão 2B
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
01/08/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência
02/08/2025 | sábado | 16h às 17h
Visita Temática “Artesanias de Si”
Com Janaína Bento
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência
03/08/2025 | domingo | 10h às 11h e 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Nossa Vizinhança, Nossa Paisagem: Uma Aventura em Pintura”
Com Gi Monteiro
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 4 anos 15 vagas. Inscrições por ordem de chegada
Em cartaz:
“MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” – até 26 de outubro
“Existências paralelas: acervo em (des)construção” – até 17 de novembro
“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.