A Sala de Imprensa do Vaticano emitiu mais uma atualização sobre o boletim médico acerca do estado de saúde do Papa Francisco. Na noite desta segunda, dia 3, segundo o boletim médico, o Pontífice relatou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo significativo de muco. “O Papa dormiu a noite toda e mantém seu repouso.”
No boletim médico habitual, foi relatado que o Papa teve “dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um importante acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo”, que foi aspirado em ambas as ocasiões. Esse acúmulo é uma consequência da pneumonia. “As duas crises foram provocadas pela reação dos brônquios, que tentaram expelir o muco acumulado para eliminar as bactérias.”
Os valores dos exames de sangue permaneceram inalterados, sem sinais de leucocitose, o que indica a ausência de uma nova infecção. A ventilação mecânica não invasiva foi retomada, a prognose continua reservada e o quadro clínico do Papa segue complexo. No entanto, Francisco permaneceu sempre vigilante.