Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Papa Leão XIV celebra missa para mais de um milhão de pessoas, diz Vaticano

inglês

O Vaticano informou que as autoridades estimam que mais de um milhão de jovens compareceram à missa deste domingo (3), tornando-a o maior evento do papado de Leão XIV.

Milhares de jovens desembarcaram na cidade de Roma ao longo da semana para um festival de fé, música e serviços religiosos que reuniu grupos de adolescentes e jovens adultos de todo o mundo cantando canções, agitando bandeiras nas ruas e acampando em enormes armazéns nos arredores da cidade.

Após descer de helicóptero na noite de sábado (2), o papa Leão XIV saudou os fiéis animados com acenos e bênçãos — e, em certo momento, pegou uma bola de tênis lançada pela multidão, exibindo uma habilidade que talvez tenha aprendido com o próprio amor pelo esporte.

Após uma vigília de oração, realizada em uma grande área no bairro de Tor Vergata, a multidão dormiu sob as estrelas antes de acordar cedo neste domingo (3), quando o pontífice retornou para celebrar a missa.

Sucesso entre os jovens

O megaencontro de jovens marca o primeiro teste do pontificado do papa Leão XIV, que está no cargo há menos de 100 dias, para saber se ele consegue se conectar com as gerações mais jovens da igreja.

O antecessor de Leão, o papa Francisco, fez sucesso entre muitos jovens, com um estilo que deixava de lado discursos pré-preparados para se envolver em conversas com grandes multidões, que respondiam a perguntas duras sobre perda de fé, aborto e abuso sexual.

Leão tem um estilo diferente de Francisco. O papa nascido em Chicago frequentemente se apega aos seus textos preestabelecidos e recorre ao Vaticano em busca de ajuda, algo que seu antecessor frequentemente evitava.

No entanto, o papa conseguiu demonstrar a capacidade de se conectar com os jovens por meio de seu carisma discreto e autenticidade, comunicando-se menos por meio de ações dramáticas e discursos, mas com uma liderança gentil.

O evento para jovens em Roma — parte das celebrações do Jubileu da Igreja Católica — viu Leão abraçar o entusiasmo dos jovens, mas também garantir momentos de contemplação silenciosa.

Na noite de sábado (2), a multidão ficou silenciosa enquanto Leão, ajoelhado no altar principal, os conduzia em um período de oração.

Local onde o Jubileu da Juventude aconteceu durante a última semana, no bairro de Tor Vergata, em Roma • VATICAN MEDIA
Local onde o Jubileu da Juventude aconteceu durante a última semana, no bairro de Tor Vergata, em Roma • VATICAN MEDIA

Diferenças de liderança entre Leão XIV e Francisco

Ainda é cedo para o papado de Leão. Embora tenha demonstrado determinação em dar continuidade às reformas iniciadas por Francisco, ele continua se consolidando nessa função.

Leão é conhecido por seu estilo metódico, e pessoas próximas a ele dizem que o papa provavelmente passará vários meses ouvindo e analisando antes de tomar decisões e fazer nomeações importantes.

Como frade agostiniano, sua espiritualidade é contemplativa e, com a idade papal relativamente jovem de 69 anos, ele não precisa se apressar. Uma questão fundamental é como ele lida com a administração central da Igreja no Vaticano, a Cúria Romana, que Francisco frequentemente ignorava e, às vezes, criticava duramente.

Durante a celebração dos jovens, Leão fez melhor uso de seus idiomas, alternando entre espanhol, inglês e italiano — e na noite de terça-feira (29), ele eletrizou a multidão, que foi à loucura quando Leão fez uma aparição surpresa após a missa de boas-vindas.

“Vocês são a luz do mundo!”, disse ele em inglês, sob aplausos calorosos.

Papa Leão XIV durante a missa deste domingo (3), que marcou o último dia do Jubileu da Juventude • VATICAN MEDIA
Papa Leão XIV durante a missa deste domingo (3), que marcou o último dia do Jubileu da Juventude • VATICAN MEDIA

Influência por meio das mídias digitais

Tendências de longo prazo mostram um declínio acentuado no engajamento e na identificação dos jovens com as religiões tradicionais nos países ocidentais.

No entanto, a Igreja Católica pode estar contrariando essa tendência, com alguns estudos recentes mostrando um interesse crescente entre a Geração Z.

Durante o evento juvenil, Leão recebeu um mar de iPhones na Basílica de São Pedro enquanto se encontrava com influenciadores descritos como “missionários digitais” tentando se conectar com novos públicos.

Um deles, José De Urquidi, ex-fabricante de cerveja artesanal, disse à CNN que “assim como os missionários” do passado que aprenderam novas línguas e costumes, “os influenciadores católicos de hoje traduzem verdades eternas para a linguagem visual e imediata dos nativos digitais, encontrando a Geração Z dentro de seu contexto cultural”.

“É uma experiência muito legal conectar-se com pessoas da sua idade, de diferentes lugares do mundo, que estão passando pela mesma coisa e querem vivenciar as mesmas coisas”, disse Milena Solano, de 17 anos, que viajou dos Estados Unidos, à CNN.

“Algumas pessoas acham estranho ser religioso, e eu acho que conhecer pessoas que não pensam assim é muito revigorante, e é bom ver que você não é o único”, completou a jovem.

Enquanto Francisco costumava folhear os jornais, Leão é o primeiro papa a usar um Apple Watch e escrever seus próprios e-mails. Ele está mais consciente do que os antecessores em relação às notícias online e ao mundo das mídias sociais — incluindo suas armadilhas.

“Como vocês sabem, hoje existem algoritmos que nos dizem o que devemos assistir, o que devemos pensar e quem devem ser nossos amigos. E assim nossos relacionamentos se tornam confusos, às vezes ansiosos”, disse ele aos jovens no sábado (2).

Em um momento de incerteza — política e de outros tipos — muitos jovens também esperam que Leão seja uma voz para os marginalizados.

Victoria Aguirre, de 17 anos, de Chicago, cidade natal do papa, disse: “Eu adoraria que ele rezasse pela minha família e por todos os imigrantes e refugiados em nosso país, por paz, refúgio e segurança para eles”.

E enquanto Damian Hernandez, um jovem de 18 anos do Novo México, aguardava a chegada do papa, ele disse que era importante para Leão enfatizar a acolhida aos imigrantes, “particularmente com o que está acontecendo nos Estados Unidos com as deportações”.

Entre os peregrinos americanos em Roma, havia uma afinidade especial por um papa que falasse italiano e exercesse a cultura da região. Alguns na multidão entoaram “Viva il papa” depois que Leão se dirigiu a eles em inglês antes da missa na manhã deste domingo (3).

Passado de Leão XIV e futuro promissor

Antes de se tornar o líder máximo da Igreja, o papa Leão XIV viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde passou a maior parte do tempo na cidade de Trujillo e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.

Depois da experiência missionária na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.

Enquanto a maioria dos líderes políticos gosta de causar um grande impacto nos primeiros 100 dias, Leão parece disposto a ouvir, analisar e esperar. Essa estratégia pode, a longo prazo, dar-lhe mais autoridade dentro da Igreja para avançar com reformas e como uma voz moral no cenário mundial.

“Estamos com os jovens de Gaza, estamos com os jovens da Ucrânia”, disse Leão ao final da missa deste domingo (3).

Enquanto os jovens se preparavam para voltar para casa, ele lhes disse: “Meus jovens irmãos e irmãs, vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível.”



Revista do Ceará e CNN

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *