Em 2017, o mercado editorial vivia a necessidade urgente de repensar seus conteúdos diante da transformação que ganhava cada vez mais força no setor. Deste contexto, nasceu a PYXYS, uma empresa voltada para apoiar veículos de comunicação na transição para o universo digital, traçando caminhos para um futuro que até então não se sabia ao certo como seria.
O ponto de partida da PYXYS foi uma consultoria prestada ao Estadão, cujo projeto revelou uma dor recorrente mesmo em marcas com grande credibilidade: a dificuldade de monetizar conteúdos editoriais com eficiência e sustentabilidade. Afinal, como fazer isso, mesmo em veículos com audiência consolidada?
A reinvenção do Jornal do Carro foi então o primeiro grande projeto da empresa, canal automotivo da marca. Diante da baixa monetização digital e da retração do setor automotivo, posicionamos o canal como um hub de geração de demanda qualificada, estruturando uma operação de ponta a ponta, garantindo conteúdo baseado em dados, tecnologia proprietária, inteligência de mídia e uma equipe dedicada de SDRs.
O projeto entregou mais de 500 mil leads qualificados para montadoras e concessionárias, movimentando mais de R$ 1 bilhão em faturamento bruto para o setor automotivo. O faturamento digital do canal cresceu 30 vezes desde o início da operação, representando uma prova concreta da força do modelo de performance publishing.
Outro projeto de destaque é o Agro Estadão. Por meio dele, a PYXYS ampliou sua atuação para além do eixo urbano e passou a investir na construção de audiências qualificadas em um dos setores mais estratégicos do país: o agronegócio. A partir de um trabalho que combina inteligência editorial, dados e tecnologia, a empresa lidera o planejamento de crescimento do portal, com iniciativas que vão da definição de pautas até o desenho de produtos de mídia orientados a negócios.
Um dos pontos altos dessa frente é o Agro Zero KM, plataforma de geração de leads voltada ao mercado de máquinas agrícolas, que conecta marcas e compradores em um modelo digital de alta performance. O projeto representa a aplicação do modelo proprietário da PYXYS em um novo segmento, unindo conteúdo relevante, SEO, CRM e mídia programática para transformar relevância em resultado.
“A PYXYS se posiciona como um parceiro estratégico singular. Uma empresa que tem a missão de fortalecer o jornalismo profissional por meio de soluções que unam inteligência, tecnologia e visão editorial, atuando como um catalisador do crescimento sustentável para publishers. Em vez de ocupar um espaço existente, ela constrói um novo; um ecossistema próprio que integra desde o planejamento estratégico de produções editoriais até o desenvolvimento tecnológico e monetização”, afirma o CEO, Andrés Bruzzone.
Conforme revela o CEO, diferente de agências ou consultorias tradicionais, a PYXYS opera como parceira estratégica de longo prazo. Seu modelo proprietário une produção de textos, tecnologia e inteligência de dados em uma abordagem contínua e personalizada, desenhando soluções (sempre balizado por métricas) que vão desde o aumento da audiência qualificada até a criação de novas fontes de receita. Entre elas, lead generation, monetização programática, operações de mídia próprias e plataformas digitais integradas ao funil comercial.
“Esse modelo tem como premissa respeitar a identidade editorial e construir valor sustentável no digital, sem recorrer a clickbaits ou práticas que alimentam desinformação”, destaca Bruzzone. Em vez disso, aposta na adaptação dos conteúdos de qualidade aos diferentes formatos e plataformas, mantendo o rigor editorial e ampliando o alcance.
Outro case emblemático é o da Nova Brasil FM, que passou por uma transformação completa em sua presença digital. A PYXYS reestruturou o portal, corrigiu limitações técnicas e implementou uma estratégia robusta de SEO, experiência do usuário e curadoria editorial orientada por dados. O resultado foi expressivo: no primeiro semestre de 2025, o portal registrou 9,8 milhões de visualizações de página, frente a 3,9 milhões no mesmo período de 2024 — um crescimento de mais de 150% YoY.
Hoje, mais de 75% da audiência do portal é gerada por conteúdos sugeridos pela PYXYS, resultado de uma curadoria ativa e orientada por comportamento de audiência. Bruzzone conta que a reformulação trouxe crescimento expressivo de tráfego, engajamento e monetização, consolidando o canal como uma referência no digital para o segmento musical e cultural.
“A transição do impresso para o digital no Brasil foi intensa e definitiva, marcada por um redesenho profundo das formas de produzir, distribuir e consumir informação. Mais do que uma mudança de plataforma, vivemos uma transformação estrutural no ecossistema da mídia, com impactos sobre a independência editorial, os modelos de negócio e a própria relação com o público”, declara Bruzzone.
Segundo ele, a entrada de gigantes globais, a diluição das fronteiras entre informação e propaganda, e o uso indiscriminado da palavra “conteúdo” enfraqueceram o que há de mais essencial no jornalismo: apuração rigorosa, análise crítica e construção de credibilidade. Para Bruzzone, em meio à desinformação, à polarização e à automatização, o papel da mídia permanece fundamental: ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores sobre suas vidas. “Entretanto, ele exige novas respostas, mais ousadas, éticas e conectadas com a realidade”.
Ele diz ainda que a PYXYS cultiva uma cultura baseada no debate de ideias, aprofundamento estratégico e registro do conhecimento – postura que se reflete em decisões conscientes, modelos autorais e um ambiente de constante aprendizado.
“Nosso propósito é dar uma resposta ética e apaixonada ao desafio de manter viva a informação de qualidade no Brasil. Ao promover os informadores monetizando, profissionalizando e potencializando sua atuação, nós contribuímos ativamente para uma mídia mais robusta, diversa e democrática”, conclui o CEO.
Nos próximos anos, a PYXYS pretende focar na democratização do acesso a soluções de alta performance para publishers de diferentes portes e maturidades digitais. Isso inclui a escalabilidade de ferramentas como o Panorama Publisher (plataforma de inteligência de mercado) e soluções específicas para geração de leads, como o Mundo Zero KM.
Conforme revela o CEO, o Mundo Zero Km é uma operação full funnel que conecta conteúdo, dados e inteligência de audiência para geração de negócios para publishers e montadoras (já adotada por grandes montadoras do país e também pela vertical Agro Estadão), com foco em performance e geração de demanda qualificada no setor de máquinas e equipamentos. “Para os próximos anos, a PYXYS vem consolidando produtos proprietários com potencial de escala”, diz ele.
A empresa também investirá em tecnologia própria, times multidisciplinares e parcerias estruturais com veículos comprometidos com a qualidade da informação.
“Queremos reforçar o papel da PYXYS como ponte entre publishers e novas oportunidades de monetização. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia do publishing. Só assim fortaleceremos a própria democracia”, finaliza Bruzzone.