Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Última semana para aproveitar as férias na Pinacoteca do Ceará

Última semana para aproveitar as férias na Pinacoteca do Ceará







29 de julho de 2025 – 09:23
#Férias #Pinacoteca do Ceará #Programação #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará



O museu encerra a programação de férias com atividades para diversos públicos

Visita Existências (Foto: Marilia Camelo)

Nesta última semana de férias, a Pinacoteca do Ceará oferece inúmeras atividades. Entre os destaques, estão oficina de tecelagem, Conversa de Ateliê sobre a artista cearense Heloysa Juaçaba e visita temática. O museu, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, também realiza mais uma edição do programa Yoga ao Pôr do Sol e do Ateliê Criança Cria.

A programação inicia na quarta-feira (30), às 12h30, com o Pouso de Férias que, nesta semana, oferta uma oficina de tecelagem manual no Hall da Pinacoteca, com Talita Késsia. Acessível em Libras, conta com 15 vagas. Às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao pôr do sol” com Gleici Barbosa conduzindo a prática Hatha Yoga. São 20 vagas, inscrições na recepção uma hora antes e disponibilização de material necessário para a prática.

Na quinta-feira (31), às 17h, a Conversa de Ateliê “Heloysa Juaçaba – Entre fios e tramas da pesquisa” traz a pesquisadora, artista visual e professora Núbia Agustinha para um diálogo sobre a artista cearense que está em cartaz na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. O encontro abordará como Heloysa teceu arte, cultura e vida, construindo um legado que atravessa gerações e marcou a cena artística cearense. Núbia atuou junto à curadoria da mostra, auxiliando na localização de obras de diversos artistas, em especial a partir do arquivo documental de Heloysa. Com classificação indicativa livre, a atividade conta com 30 vagas. Inscrição disponível na recepção uma hora antes.

Na sexta-feira (1), às 15h, acontece a visita medida geral pelas exposições de cartaz. Conduzida pelos arte-educadores da Pinacoteca, a atividade é acessível em Libras e oferece 20 vagas. Inscrições na recepção uma hora antes.

O sábado (2) traz a visita temática “Artesianas de Si”, das 16h às 17h, com Janaína Bento. A partir de um percurso entre as obras de artistas como Renata Felinto, Mestra Tarina, Trojany, Telma Saraiva, Rosana Paulino, Denis Moreira e Antonio Bandeira, o público dialoga sobre as referências do cotidiano e a relação das experiências dos artistas com o mundo e a criação em arte. A visita é acessível em Libras, com 20 vagas e as inscrições iniciam uma hora antes na recepção.

O domingo (3) é dedicado à criançada. O Ateliê Criança Cria “Nossa vizinhança, nossa paisagem: Uma aventura em Pintura” acontece em duas sessões, às 10h e às 15h. Crianças a partir de 4 anos, acompanhadas por um responsável, vão explorar a pintura se inspirando no entorno e nas paisagens de seus bairros. São 15 vagas por sessão, as inscrições são por ordem de chegada.

EM CARTAZ

Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições em cartaz: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

SERVIÇO

O que é: Programação Férias na Pinacoteca do Ceará

30/07/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso de Férias “Tecelagem manual”
Com Talita Késsia
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 15 vagas. Inscrição por ordem de chegada

30/07/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol
Com Gleici Barbosa (Hatha Yoga)
Local: Pátio
Classificação Indicativa: classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

31/07/2025 | Quinta-feira | 17h às 18h
Conversa de Ateliê “Heloysa Juaçaba – Entre fios e tramas da pesquisa”
Com Núbia Agustinha
Local: Exposição Existências Paralelas – Pavilhão 2B
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

01/08/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência

02/08/2025 | sábado | 16h às 17h
Visita Temática “Artesanias de Si”
Com Janaína Bento
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência

03/08/2025 | domingo | 10h às 11h e 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Nossa Vizinhança, Nossa Paisagem: Uma Aventura em Pintura”
Com Gi Monteiro
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 4 anos 15 vagas. Inscrições por ordem de chegada

Em cartaz:

“MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” – até 26 de outubro

“Existências paralelas: acervo em (des)construção” – até 17 de novembro

“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.






Secretaria da Cultura

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *